Avançar para o conteúdo principal

Que água anda a consumir?

Se por acaso não for do grupo de pessoas que bebe água da torneira, o que é a pior opção tendo em conta a acidez da água causada por químicos indesejados, pegue na garrafa que andou a beber durante o dia e leia o rótulo. 

Saiba que se o Ph dessa água for inferior a 7, essa água é "acídica", e pode não ser a melhor para si.

Segundo a naturopata Cátia Antunes "Sendo o pH uma escala que mede a acidez e alcalinidade dos alimentos, existem águas ácidas (que rondam um pH de 5-6,5), águas neutras (com um pH de 7) e águas alcalinas (que rondam um pH de 7,5-8,5). E é o nosso organismo que, independentemente da água que bebemos, tem a função de manter o sangue com um pH neutro de 7 valores.” No entanto, nem sempre é possível. “Quando bebemos água muito ácida, o organismo tem de ir buscar minerais (como cálcio e magnésio) para compensar os ácidos, fazer um efeito tampão e neutralizar o pH do estômago."

Ao consumirmos água ácida, obrigamos a um maior esforço fisiológico por parte do organismo, e um consumo prolongado de ácidos pode traduzir-se em "obstipação, inchaçodigestão lentafalta de energia e até osteoporose”

O médico Stephan Domenig, no seu livro A Cura Alcalina, afirma ainda: a acidificação do pH do nosso organismo pode ser a grande responsável pela falta de concentração, uma vez que “os ácidos esgotam o oxigénio disponível no sangue e fazem com que o seu corpo se sinta mole”. 

E mais:

Ao consumir água ácida pode desenvolver problemas de gengivas, cáries e mau hálito (as bactérias desenvolvem-se muito mais depressa), dores musculares e articulares (os minerais dos seus ossos e músculos são extraídos para neutralizar a acidez) e pele seca (porque o excesso de ácido é eliminado através da pele). Isto porque, todas as células do corpo têm um desempenho menos eficiente num ambiente acídico e são incapazes de se libertarem das toxinas.

Por que escolher água alcalina:

Com o stress diário, a ingestão de grande parte de alimentos e o consumo excessivo de café, a acidez tende a aparecer, e "a água alcalina pode ser usada para contrariar esses efeitos e neutralizar os ácidos do estômago".


A melhor escolha: Água de Monchique, considerada super alcalina devido ao seu pH de 9,5




Fonte: Observador

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 razões para consumir Água de Monchique

De travo adocicado e de pH revitalizador, a água de Monchique é famosa além fronteiras, e várias são as razões que levam os osteopatas a recomendar aos seus pacientes que bebam esta água vinda da nossa Serra de Monchique: 1. O seu PH de 9,5 As águas alcalinas são as melhores para prevenir doenças e promover a boa saúde. Para além de garantirem ao corpo a capacidade de reequilibrar a acidificação provocada pela poluição e por uma alimentação pouco cuidada, ajudando a prevenir o envelhecimento, tem ainda qualidades antioxidantes. 2. Drena e elimina o que não nos faz bem Os alimentos acidificantes como o café, álcool, açúcar, e até a carne, são nocivos para o corpo. Por isso, tem de compensar o seu corpo ao consumir uma água que ajuda precisamente a drenar e atenuar os efeitos desses consumos. 3. É uma alternativa saudável às bebidas energéticas Numa sociedade em que cada vez mais as pessoas se preocupam em ter um estilo mais ativ...